segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

Ponto e vírgula

Estou a relembrar a usar a pontuação no curso "linguagem e comunicação" que estou actualmente a frequentar.
Há alguém que se lembra, em termos práticos, como se deve usar o dito sinal?? (sem ser, óbviamente, na enumeração de itens). Eu já não o sabia.
Deixo aqui a explicação:
"O ponto e vírgula representa uma pausa intermédia entre a vírgula e o ponto, sendo utilizada para separar as orações ou partes de um período, os diversos itens de um enunciado, etc."

Há poucas oportunidades para aplicar o ponto e vírgula no nosso dia-a-dia; quando há, preferimos jogar pelo seguro usando ou o ponto ou a vírgula.

Outra explicação:
"Sinal intermédio entre o ponto e a vírgula que indica que a frase não está finalizada. Usa-se: em frases constituídas por várias orações, algumas das quais já contêm uma ou mais vírgulas; para separar frases subordinadas dependentes de uma subordinante; como substituição da vírgula na separação da oração coordenada adversativa da oração principal."
PôXa....
Mas há mais:
"O ponto e vírgula representa maior pausa do que a marcada pela vírgula e emprega-se:
a) para separar orações coordenadas, quando um tanto longas: «O presépio estava uma riqueza, tudo sedas, tudo rendas, que as freiras tinham bons dedos e vagar; as velas que ardiam, nem a luz do sol; era um cheiro a cera que agoniava; todo o mar de gente se prantara de joelhos» (Aquilino Ribeiro — Terras do Demo);
b) para separar duas ou mais orações subordinadas dependentes da mesma principal, substituído pela vírgula se as orações coordenadas forem pouco extensas: «Dantes o xaile era parte do traje; hoje é um detalhe resultante de intuições de puro gozo estético.» (Fernando Pessoa — Livro do Desassossego);
c) no fim de uma alínea introduzida por um número ou por uma letra minúscula."

Gosto desta última explicação; mais que não seja pelos exemplos dados. Entretanto, na minha busca na net, descobri um site (fantástico) com o código de redacção interinstitucional. Muito útil. Ora espreitem:

Sem comentários: